PROPRIEDADE | O QUE É? | O QUE AFETA? | |||
Densidade | Massa contida em determinado volume | Potência, emissões e economia de combustível | |||
Viscosidade | Tempo de escoamento do combustível em capilar padronizado | Atomização, lubrificação do sistema de injeção | |||
Destilação | Faixa de temperatura de vaporização à pressão atmosférica | Potência, fumaça, depósitos no motor | |||
Número de cetano | Qualidade de ignição | Fumaça, partida a frio, ruído, economia de combustível, emissões | |||
Teor de enxofre | Enxofre total presente | Desgaste de cilindros e anéis, depósitos no motor, emissões | |||
Resíduo de carbono | Tendência à formação de depósitos de carbono | Depósito de coque em partes do motor | |||
Estabilidade a oxidação | Tendência à formação de borra, goma aderente e escurecimento | Estocagem, filtros, bicos injetores, bomba injetora | |||
Cinzas | Conteúdo de material inorgânico (teor elevado indica existência de contaminação) | Acelera entupimento de filtros | |||
Ponto de Fulgor | Temperatura mais baixa na qual o produto se vaporiza em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável com ar | Segurança, sistema de injeção, tamponamento | |||
Corrosividade ao cobre | Potencial de corrosividade do produtos face a presença de enxofre e seus derivados | Vida útil dos tanques, linhas e partes internas do motor | |||
Ponto de entupimento | Temperatura de início de cristalização de parafinas | Entupimento de filtro, escoamento do combustível | |||
Água e sedimentos | Contaminação com água e impurezas | Entupimento de filtro, desgaste de bomba, desgaste do bico injetor, borra no tanque, corrosão, combustão |