Problemas Gerados Pela Queima Irregular do Diesel

 

  PROPRIEDADE   O QUE É?   O QUE AFETA?
  Densidade   Massa contida em determinado volume   Potência, emissões e economia de combustível
  Viscosidade   Tempo de escoamento do combustível em capilar padronizado   Atomização, lubrificação do sistema de injeção
  Destilação   Faixa de temperatura de vaporização à pressão atmosférica   Potência, fumaça, depósitos no motor
  Número de cetano   Qualidade de ignição   Fumaça, partida a frio, ruído, economia de combustível, emissões
  Teor de enxofre   Enxofre total presente   Desgaste de cilindros e anéis, depósitos no motor, emissões
  Resíduo de carbono   Tendência à formação de depósitos de carbono   Depósito de coque em partes do motor
  Estabilidade a oxidação   Tendência à formação de borra, goma aderente e escurecimento   Estocagem, filtros, bicos injetores, bomba injetora
  Cinzas   Conteúdo de material inorgânico (teor elevado indica existência de contaminação)   Acelera entupimento de filtros
  Ponto de Fulgor   Temperatura mais baixa na qual o produto se vaporiza em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável com ar   Segurança, sistema de injeção, tamponamento
  Corrosividade ao cobre   Potencial de corrosividade do produtos face a presença de enxofre e seus derivados   Vida útil dos tanques, linhas e partes internas do motor
  Ponto de entupimento   Temperatura de início de cristalização de parafinas   Entupimento de filtro, escoamento do combustível
  Água e sedimentos   Contaminação com água e impurezas   Entupimento de filtro, desgaste de bomba, desgaste do bico injetor, borra no tanque, corrosão, combustão